quinta-feira, 21 de abril de 2011

IMPRESSIONISMO - MATÉRIA ENSINO MÉDIO

IMPRESSIONISMO
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista. 
Principais características da pintura:
 * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
 * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
 * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
 * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica. 
    A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.Principais artistas: Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas, George Seurat e no Brasil, podemos citar:
Eliseu Visconti. Ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira. 

Obra destacadas são: Trigal e Maternidade.

     Incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.  
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.


Claude Monet
Incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.  
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.



Auguste Renoir
Foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.  

     
 Edgar Degas
Sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados. 

Obra Destacada: O Ensaio.














Suzane Ferreira
   Professora de Artes




domingo, 17 de abril de 2011

Vestibular (Obras Literárias)

O vestibular é um assunto que desperta atenção dos alunos do Ensino Médio, portanto decidi falar um pouco sobre a prova da universidade mais procurada: UFJF.
A prova de literatura se foca em algumas obras indicadas no edital. Esta relação de livros pode sofrer modificações, mas se a intenção é desenvolver uma boa prova, o ideal é que se tenha contato com os livros, pois o exame os tem como base fundamental.
Abaixo segue a lista dos livros. (Irei falar de cada obra em particular ao longo do ano)
Bons estudos!


OBRAS LITERÁRIAS PARA OS PROGRAMAS DE INGRESSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
PROGRAMA DE INGRESSO SELETIVO MISTO – PISM

Módulo I do triênio 2010 -2012

* Sonetos líricos e satíricos: Gregório de Matos
a) À Cidade da Bahia
b) Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia
c) Contemplando nas cousas do mundo desde o seu retiro, lhe retira com o seu apage, como quem a nado escapou da tormenta
d) Queixa-se o poeta da plebe ignorante e perseguidora das virtudes
e) Aos principais da Bahia chamados os Caramurus
f) A certa personagem desvanecida
g) Pondera agora com mais atenção a formosura de D.Ângela
h) Rompe o poeta com a primeira impaciência querendo declarar-se e temendo perder por ousado
i) Pergunta-se neste problema qual é o maior, se o bem perdido na posse, ou o
que se perde antes de se lograr? Defende o bem já possuído
j) Namorado, o poeta fala com um arroio
k) A um penhasco vertendo água
l) Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem

* Cartas Chilenas – Banquete do Palácio – Tomás Antônio Gonzaga
* Memórias de um Sargento de Milícias – Manoel Antônio de Almeida
* Capitães da Areia – Jorge Amado


Módulo II do triênio 2009 -2011

1 - Camões:
a) Amor é fogo que arde sem se ver
b) O dia em que eu nasci moura e pereça
c) Eu cantarei de amor tão docemente
d) Quem diz que Amor é falso ou enganoso
e) Tanto de meu estado me acho incerto
f) Erros meus, má fortuna, amor ardente
g) Enquanto quis Fortuna que tivesse

2 – Bocage:
Lírico:
a) Chorosos versos meus desencontradosb) Incultas produções da mocidade
c) Fiei-me nos sorrisos da ventura
d) Camões, grande Camões, quão semelhante
e) A frouxidão no amor é uma ofensa
f) Já Bocage não sou... À cova escura
g) Meu ser evaporei na lida insana
Satírico
a) Nariz, nariz e nariz
b) Magro, de olhos azuis, carão moreno
c) Lá quando em mim perder a humanidade

3. I- Juca Pirama - Gonçalves Dias
4. Navio Negreiro e Adormecida - Castro Alves
5. O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós 
6. Contos: À procura de uma dignidade e Feliz Aniversário - Clarice Lispector


Módulo III – do triênio 2008 – 2010

• Incidente em Antares - Érico Veríssimo
• Literatura de Dois Gumes (ensaio) - Antônio Cândido
• O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago
• Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto




VESTIBULAR 2011

• Helena - Machado de Assis
• Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo
• Antologia de Crônicas - Org. Herberto Sales 
• O menino do engenho - José Lins do Rego
• Antologia de Contos Brasileiros - Org. Herberto Sales
• Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade 
• Civilização e Singularidades de uma rapariga loira (contos) - Eça de Queirós
• Incidente em Antares -  Érico Veríssimo
• Literatura de Dois Gumes (ensaio) -  Antônio Cândido 
• O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago
• Morte e Vida Severina  - João Cabral de Melo Neto








Fabrício G. Pacheco
Professor de Literatura e Redação

ATIVIDADE DE ARTE PARA A TURMA DO SÉTIMO ANO

ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE DIA 20/4/2011 (QUARTA-FEIRA)
Obs: Entregar em folha de ofício ou A4

. Fazer uma composição (desenho) utilizando cores primárias e secundárias. Essa composição deve ser feita com hachura (////////) imitando as pinceladas de Van Gogh.


Suzane
Professora de Artes

sábado, 16 de abril de 2011

No mundo da fantasia!

Como proposta da unidade, mergulhamos no mundo mágico da fantasia através de fábulas e contos.Uma das atividades sugeridas para o bimestre foi  a apresentação de alguns dos contos clássicos infantis sob a forma de desenho.  Os alunos do 6º ano A/B tiveram a oportunidade de revelar os artistas que são, através de seus desenhos.
Leonan, aluno do 6º ano B afirmou ter gostado muito da proposta de atividade, já que adora desenhar. Sua produção foi sobre o conto O Mágico de Oz cuja autoria é de L. Frank Baum, nascido nos Estados Unidos. O livro foi publicado em maio de 1900.
Naiane Matos
Professora de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II

Seguem as imagens do trabalho de Leonnan:













sexta-feira, 15 de abril de 2011

ATIVIDADE DE ARTES PARA A TURMA DO SEXTO ANO

Faça as atividades e entregue em folha separada. 
Entregar terça-feia 19/04/2011
1) Recorte uma imagem de uma revista e analise. (fale sobre as cores da imagem, descreva a cena...)
2) Faça uma composição (desenho) e pinte com cores secundárias.
3) Responda:
a) quais são as cores primárias?
b) Quais são as cores secundárias?






Suzane
professora de Artes

domingo, 10 de abril de 2011

Imagine - John Lennon

Não há o que dizer sobre o que aconteceu na escola em Realengo (Rj). Só nos resta pensar no quanto não conhecemos as pessoas que convivem conosco. A música imagine de Joh Lenon é bem antiga, mas até hoje pode ser considerada como um hino para quem acredita na paz e no amor entre as pessoas. Ele também foi vítima da violência de alguém que disse ser seu fã. Mas é possível vivermos sem violência, sem preconceitos, sem falsidade.... basta apenas que cada um de nós faça a sua parte.

Suzane Ferreira
professora de artes

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PINTURAS QUE RETRATAM JESUS

Rembrandt (barroco)
A Ressurreição é um dos cinco quadros que formam a série Paixão (de Cristo), encomendada a Rembrandt pelo príncipe Frederik-Hendrik na década de 1630. Nessa época a pintura religiosa de Rembrandt costumava representar passagens da vida de Cristo (sobre pintura religiosa.
Tradicionalmente o milagre da ressurreição era representado com a imagem de Cristo no centro da ação, ascendendo em direção ao céu. Nesta obra, curiosamente, o momento escolhido foi outro - quando o anjo, que então passa a ocupar o centro desta composição de Rembrandt, surge súbita e fulminante no meio da luz divina. A reação dos soldados, frente ao milagre, é de espanto e pavor. Acompanhando a dramaticidade da luz, seus corpos formam um conjunto dinâmico com gestos de horror e susto. A fuga dos soldados acontece no meio das sombras que se estendem para a mais profunda escuridão imaginável. O artista, ao fazer cair um soldado da laje do túmulo de Cristo, cria uma ação construída em diagonal que confere uma dinâmica especial à cena. Ao mesmo tempo, gera uma tensão entre esse movimento e a lenta aparição de Cristo. Na continuidade da explosiva luz central, encontra-se Cristo em um plano iluminado com suavidade. O manto branco que o envolve emana uma luminosidade que destaca a figura.
 El-Greco
O Espólio de Cristo é considerado por muitos autores a primeira "obra prima" de El Greco, ousada por tratar de um tema raramente adotado pela arte. El Greco representou Cristo ao centro, vestindo uma ampla túnica vermelha que apreende o olhar do espectador e, desta forma, destaca o personagem em meio à multidão que o cerca. A cor da túnica também tem um grande valor simbólico, na medida em que reafirma o martírio de Cristo
A ceia em Emaús, de Caravaggio, em 1600-1
"A ceia em Emaús" retrata uma célebre cena bíblica. Após a Ressurreição, Cristo encontrara os dois de seus discípulos que seguiam pelo caminho de Jerusalém para Emaús. Caravaggio mostra o momento em que, durante a ceia daquela noite, Jesus revela-se aos homens quando parte o pão. A maneira pela qual abençoa a ceia mostra-lhes de súbito que o Mestre está vivo. Enquanto o estalajadeiro olha desconcertado e perplexo, representa-se o assombro dos discípulos.
"Cristo Carregando a Cruz"



Cristo tomado prisioneiro"

 RAFAEL

Ele retrata a ressurreição de Cristo de forma diferente a que é retratada por Rembrandt.



Suzane Ferreira (professora de artes)